sábado, 27 abril 2024
InícioCuriosidadesPesquisador busca obras raras para comprar e preservar a música de MS

Pesquisador busca obras raras para comprar e preservar a música de MS

O projeto Memória Fonográfica busca raridades da música de Mato Grosso do Sul para preservação através da digitalização dos áudios e dos suporte físicos como capas e contracapas.  O pesquisador do projeto, Carlos Luz, explica que a equipe está fazendo aquisição de discos de vinil e CDs raros de artistas sul-mato-grossenses.

“Quem tiver obras fonográficas raras em casa e quiser vender pode entrar em contato que vamos avaliar o material. Se a obra for de interesse do projeto será feita a aquisição e, posteriormente, a digitalização das músicas, capas e contracapas, e, ao final do projeto, o material será salvaguardado no acervo do Museu da Imagem e do Som”, comentou Carlos.

A previsão do projeto é preservar um total de 50 discos de vinil e 70 CDs, que podem chegar a mais de mil faixas de música. E, na ocasião da entrega do acervo será realizada uma palestra referente ao projeto, expondo todas as suas etapas, concluindo com um ato de repasse do material físico e digital à Fundação de Cultura para a devida preservação junto ao acervo do MIS-Museu da Imagem e do Som de MS.

O projeto Memória Fonográfica produz pesquisa de forma arqueológica com o objetivo de preservar a música em suas matrizes originais. Pois com o avanço nos processos de difusão, produção e consumo da música, os CDs, DVDs e discos de vinil têm ficado cada vez mais raros, além de impor a necessidade de equipamentos específicos para a sua reprodução.

Quem tiver obras musicais de artistas de Mato Grosso do Sul, de qualquer época, nos formatos de disco de vinil, ou CDs, ou fitas cassetes, podem entrar em contato pelo celular (67) 98401-4648 para a devida avaliação e possível aquisição pelo projeto.

Créditos Campo Grande News

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments